De - AspNews

Inspeção visual utilizando Drones e Crawlers

A ASP utiliza tecnologia de ponta na inspeção visual de tubulações, tanques, estruturas offshore, mangotes marítimos entre outras instalações. Para cada cenário existe um equipamento adequado visando coletar informações valiosas e auxiliando na manutenção dos ativos, entre eles, os drones e crawlers.

Drones para espaços confinados A utilização de Drones na inspeção de áreas de difícil acesso traz excelentes benefícios:

Drone para espaço confinado

O Drone de inspeção para espaço confinado possui gaiola de fibra carbono de 30cm de diâmetro para proteção contra possíveis impactos. Em realidade este drone foi projetado para colisões durante o ensaio, inspecionando o interior de equipamentos industriais como: tanques, silos, tubulações, chaminés e reservatórios em geral.
As lâmpadas LED iluminam de forma eficiente os detalhes focados pela câmera, identificando anomalias como corrosões, descontinuidades mecânicas, trincas, sujidades, etc. Isto possibilita a tomada de decisão durante as paradas de manutenção.

Para ambientes abertos o equipamento que a ASP disponibiliza permite 28 minutos de filmagens contínuas com resolução 4K. Portanto, pode ser utilizado tanto em espaços confinados como na inspeção em áreas abertas: telhados, pontes, linhas de transmissão e estruturas offshore.

A câmera acoplada ao equipamento captura as imagens, que podem ser assistidas em tempo real e com alta resolução, permitindo a visualização nos mínimos detalhes.

Crawler de inspeção vertical e horizontal

Robô de última geração que permite a inspeção de tubulações e mangotes na vertical e horizontal, pois adapta-se facilmente a operação em múltiplos diâmetros. O equipamento possui suporte para sensores de ensaio não destrutivo com o objetivo de atender requisitos específicos para projetos personalizados. Ideal para risers flexíveis, mangotes marítimos, tubulações verticais e inclinadas, coletores de vapor, entradas verticais de ar e água do mar, refinarias de petróleo e gás, tubulações de água e esgoto.

O Crawler de inspeção visual é indicado para locais aparentemente inacessíveis, pode ser utilizado em profundidade de 60m e possui cabo umbilical de até 1.000m sendo que sua câmera, de alta resolução, oleta imagens que auxiliam na avaliação da integridade das tubulações inspecionadas.

A utilização de Veículos Remotamente Operados (VRO) se torna bastante eficiente na captura de imagens internas de tubulações sejam elas galerias de esgoto, galerias de águas pluviais e dutos de pequenos diâmetros, que precisam ser inspecionados tanto para detecção de problemas ou para auxiliar na tomada de decisões para procedimentos futuros de manutenções.

O robô de inspeção visual para estas aplicações é dotado de câmera de alta resolução com deslocamento em 180 graus e iluminação em LED, conectado a um painel de controle externo através de um cabo umbilical. Sua estrutura permite o acesso e visualização de espaços aparentemente inacessíveis. O resultado a inspeção permite a análise das condições gerais internas, identificação de vazamentos, detritos, imperfeições existentes, corrosões etc. O cliente poderá acompanhar todo o procedimento em tempo real, identificando os pontos que necessitam de especial atenção.

Eng. Paulo Augusto Martinez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *