De - AspNews

Limpeza de tanques e caixas de água

Complementando a sua linha de robôs de limpeza, a ASP apresenta sua mais nova aquisição!
Trata-se uma solução simples e de baixo custo para limpeza de caixas e tanques de água potável que atende às exigências da ANVISA.

Os serviços são realizados com o tanque em operação e em curto prazo. Portanto, são ideais para reservatórios de água para consumo humano de menores dimensões que necessitam de limpeza periódica.

Robô de limpeza de tanques e caixas de água em operação

A Resolução RDC 216 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e os requisitos higiênico-sanitários deste setor em todo território nacional.

Especificamente sobre o Abastecimento de água, a ANVISA estabelece que o reservatório de água, além de estar em conformidade com a legislação específica, deve estar: livre de rachaduras, vazamentos, infiltrações entre outros defeitos e que devem ser higienizados em um intervalo máximo de seis meses.

A ASP oferece o serviço de inspeção e limpeza de caixas e tanques utilizando VRO (Veículo Remotamente Operado) de alta tecnologia e guiados por profissionais altamente qualificados.

Robô de limpeza de tanques e caixas de água

O uso do VRO permite realizar a inspeção visual e limpeza com os tanques ainda em operação. Dessa forma, não é necessário interromper o abastecimento de água impactando assim os usuários do sistema.

Por exemplo, em um condomínio, várias famílias ou empresas dependem da água para afazeres diversos. Então é muito difícil programar horas ou até mesmo dias para esvaziar o tanque ou a caixa e realizar a limpeza e inspeção do reservatório.

O VRO de inspeção visual é um mini submarino que registra imagens em alta resolução. Portanto, possibilita que se verifique as condições gerais das paredes internas dos tanques e caixas d’água minuciosamente e em tempo real.

Além disso, o robô poderá coletar amostras para análise antes e após a limpeza bem como injetar sanitizante no reservatório.

As suas imagens permitem visualizar rachaduras, perda de metal, presença de biodiversidades, infiltrações, entre outros possíveis defeitos na instalação. Desta forma, torna-se muito mais fácil identificar os problemas e buscar as melhores soluções. Além de ser altamente recomendado como pré-requisito no processo de limpeza, uma vez que é possível avaliar o volume de detritos presentes no fundo do tanque a fim de adotar os procedimentos ideais para a realização do trabalho.

O VRO é um robô com tecnologia de última geração operado remotamente. Suas dimensões reduzidas permitem que seja utilizado em pequenos espaços. Somado a isso, ele é equipado com iluminação LED e câmera de alta definição, que transmite imagens em tempo real, também registrando as imagens para posterior análise quando necessário.

Robô de limpeza de tanques e caixas de água

Também há a opção de filtragem e retorno da água ao reservatório. A limpeza periódica evita a proliferação da biodiversidade e a mudança de pH da água, que pode acelerar também o processo de corrosão. Toda operação é gravada em vídeo para registro do processo e comprovação da limpeza e higienização.

Inspeção e limpeza de reservatórios de água são mais alguns dos inúmeros serviços oferecidos pela ASP, que já é internacionalmente reconhecida pelas soluções inovadoras que utilizam alta tecnologia para entrega de bons resultados.

Eng. Paulo Augusto Martinez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *