De - AspNews

A avaliação da integridade de equipamentos, tubulações, edificações e instalações é um dos pontos fundamentais para evitar falhas e não conformidades em diversos setores da indústria e da construção civil. A confiabilidade de tais estruturas é fundamental para evitar acidentes com potencial de colocar em risco a vida de pessoas e causar prejuízos financeiros para empresas prestadoras de bens e serviços.

Entretanto, muitas vezes a execução deste tipo de serviço pode ser demorada e custosa, além de trazer riscos à integridade física das pessoas responsáveis por sua realização. E é exatamente para diminuir os custos de operação, reduzir o tempo necessário para sua realização e garantir a segurança de profissionais da área que a Inspeção Visual Roborizada existe, pois utiliza robôs equipados com câmeras e sensores capazes de realizar a identificação de falhas e não conformidades que podem comprometer a operação de negócios em variados setores.

Para que você entenda as aplicações e vantagens da utilização desses equipamentos, vamos apresentar abaixo quais são os tipos de robôs utilizados para inspeções terrestres, aéreas e subaquática. Confira!

Crawler: inspeção terrestre em locais de difícil acesso

Os crawlers são robôs desenvolvidos para acessar lugares de difícil acesso, tais como tubulações, dutos, galerias e túneis. Equipados com câmeras de alta resolução, esses equipamentos podem ser utilizados em ambientes inundados e têm capacidade para inspecionar locais com até 200 metros de comprimento e 8 horas ininterruptas de inspeção.

Dentre as muitas vantagens na utilização dos crawlers, destacamos a possibilidade de inspeção das condições de tubulações e dutos de concreto ou aço a fim de verificar a existência de problemas ocultos nessas instalações.

Além disso, do ponto de vista econômico e de segurança, a inspeção com crawlers tem a vantagem de reduzir o tempo necessário para conclusão do serviço, visto que podem ser operados remotamente por um longo período de tempo sem que haja risco para o profissional responsável pela inspeção.

Paulo Augusto Martinez, diretor da ASP, destaca outra vantagem na utilização desse tipo de robô. De acordo com Martinez, a inspeção com crawlers permite saber exatamente onde está localizado o problema, facilitando o reparo e agilizando a conclusão do serviço. Cita como exemplo um cliente que tinha contaminação de suas galerias de água pluvial com produtos oriundos da produção de produtos químicos. Em pouco tempo a equipe da ASP foi capaz de detectar um ramal com a contribuição indevida e o cliente tamponar a ligação oriunda da produção.

Crawler de Inspeção Visual
Drones: aliados na inspeção aérea de instalações

Os drones são aeronaves remotamente operadas equipadas com câmeras e sensores que permitem a coleta de imagens e vídeos em alta resolução. Por isso, atualmente os drones são aliados importantes para o serviço de inspeção de infraestruturas diversas.

Com capacidade de coletar imagens externas e também de espaços confinados, visto que a ASP conta com equipamentos tolerantes a colisão, os drones têm sido amplamente utilizados para realizar inspeções em instalações de indústrias de óleo e gás, mineração, construção civil, e transmissão de energia.

De acordo com Paulo Martinez, por se tratar de ambientes nos quais a atividade traz um alto grau de risco associado, a utilização de drones para inspeção torna-se uma alternativa de menor risco e mais eficiente.

“Diversas indústrias possuem instalações muito altas e de difícil acesso. Por consequência, para que a inspeção seja realizada visualmente por uma pessoa sem o auxílio da tecnologia, é necessário a montagem de um andaime, por exemplo. Isso implica em um custo para aluguel da estrutura e também em um tempo maior para a realização da inspeção. Isso sem contar os riscos associados. Utilizando o drone, é possível mapear as áreas críticas de forma mais rápida, segura e econômica”, explica o diretor da ASP.

Drone de Inspeção
VRO: inspeção remota em sistemas aquosos

Os Veículos Remotamente Operados (VROs) são pequenos submarinos que permitem a inspeção de sistemas aquosos, como estruturas no mar, em rios, em tanques dos mais variados como combate a incêndio, água potável, água bruta, lagoas e torres de resfriamento.

Com tecnologia de última geração embarcada, esses equipamentos produzem imagens em alta resolução que permitem avaliar as condições gerais internas dos sistemas, como regiões de solda, dispositivos internos, colunas, fundo e teto.

Além disso, o VRO é capaz de avaliar a quantidade de detritos depositados no fundo de reservatórios e lagoas, uma vez que contam com sonar para realizar a batimetria do fundo destes dispositivos. Estes dados permitem avaliar a necessidade de limpeza do sistema e auxilia na programação e tomada de decisão de gestores.

O diretor da ASP Paulo Augusto Martinez explica que dentre as vantagens na utilização do VRO está a possibilidade de realização do serviço com o equipamento em operação. Isso evita a necessidade de parada de plantas industriais que necessitam dos sistemas de combate a incêndio para operar, uma vez que se trata de equipamentos de segurança imprescindíveis, reduzindo o custo agregado ao serviço de inspeção.

Ao utilizar o VRO para inspeção visual de sistemas aquosos, as indústrias ainda evitam o desperdício de água, já que não há a necessidade de esvaziamento e posterior reabastecimento para realização do serviço.

Vale ressaltar que os Veículos Remotamente Operados também podem ser utilizados para limpeza de tanques e reservatórios. Neste post http://aspeng.com.br/news/2020/08/17/limpeza-inspecao-tanques/ nós explicamos como é realizado este serviço e todas as suas etapas.

VRO de Inspeção Visual
Sobre a ASP – Serviços Industriais

A ASP – Serviços Industriais é uma empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado de inspeção e limpeza de dutos e tanques, sendo respeitada pela excelência dos serviços prestados. Com uma equipe altamente qualificada, utiliza as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado de robótica para satisfazer as demandas e necessidades de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *