De - AspNews

O acúmulo de sedimentos no fundo de reservatórios industriais e em sistemas de tratamento de água como decantadores e lagoas, exige a limpeza periódica desses equipamentos. Os resíduos sólidos acumulados acabam interferindo em outras etapas onde existe a necessidade da água com pouco sólido ou mesmo isenta.

Por isso, acaba sendo inevitável que periodicamente seja realizada a remoção do lodo acumulado no fundo dessas estruturas. Como já vimos em artigos anteriores no blog da ASP, essa limpeza pode ser feita com o auxílio de Veículos Remotamente Operados (VROs), o que não exige a necessidade de parada nas operações e diminui o desperdício de água, ou em outras situações de maneira manual, o que demanda a parada completa e o esvaziamento de reservatórios e sistemas de tratamento de água.

Visão geral do sistema

Entretanto, além dessas alternativas, a ASP oferece um sistema automatizado de coleta de lodo para empresas que buscam otimizar a limpeza de seus reservatórios e sistemas de tratamento de água. Confira abaixo os detalhes:

Como funciona o sistema de coleta automatizada de lodo

Instalado no fundo de reservatórios de água, nas bacias que compõem o sistema de torres de resfriamento ou mesmo em decantadores e aeradores de Estações de Tratamento de Água (ETA), o sistema de coleta automatizada da ASP é composto por equipamentos que trabalham submersos e utilizam a pressão exercida pela coluna d’água ou, em casos extremos, bombas de sucção.

Para tanto, é instalado um trilho guia no fundo do reservatório onde são fixadas “asas” (aletas) de aço inox que cobrem toda a superfície do piso e são movidas por cabos de aço. Tais aletas possuem mangueiras acopladas que são responsáveis por transportar o sedimento para fora do sistema.

Exemplo do sistema de coleta

A automatização da rotina de limpeza é garantida por meio de um Controlador Lógico Programável (PLC, na sigla em inglês), tecnologia que permite o estabelecimento do intervalo de acionamento do sistema de coleta de lodo em função da demanda de lodo gerada.

Projetos Customizados

De acordo com Paulo Augusto Martinez, diretor da ASP, os projetos de coletores automatizados realizados pela empresa são completamente customizáveis e consideram as necessidades de cada cliente, tais como a finalidade dos reservatórios, suas dimensões e propriedades.

Solução customizada

“Nosso sistema se adequa tanto para tanques que estão em construção como para aqueles que já estão em operação. A customização passa pela escolha de bombas de sucção ou pelo aproveitamento da pressão exercida pela coluna d’água para o processo de retirada de sedimentos, bem como pelo dimensionamento das asas. Dependendo do tipo de sedimento e vazão, nós indicamos qual o sistema mais adequado. Além disso, todas as peças que compõem o sistema são fabricadas no Brasil com o projeto desenhado no exterior”, explica Martinez.

Vantagens de automatizar a coleta de lodo

O sistema de coleta de lodo automatizado da ASP tem diversos benefícios. Do ponto de vista operacional, é possível destacar a limpeza contínua do reservatório em operação, sem a necessidade de parada dos ativos e consequente limpeza manual.

Além disso, ao possibilitar a limpeza contínua dos reservatórios de torres de refrigeração, o equipamento evita que resíduos se acumulem nas tubulações e trocadores de calor, diminuindo assim a eficiência do sistema de resfriamento.

Sistema coletor de lodo

Isso acontece pelo fato de ao realizar a limpeza periódica do fundo de tanques, o coletor colabora para manter a água com baixos níveis de sólidos em suspenção, responsáveis pela obstrução das tubulações e trocadores.
Em relação aos sistemas de filtragem de água, o coletor automatizado de lodo contribui com o aumento do intervalo de lavagem dos filtros, aumentando a vida útil dos equipamentos e reduzindo os custos operacionais de Estações de Tratamento de Água (ETA).

Adaptações para aeradores de água

Além das vantagens listadas acima, quando instalado em tanques de aeração de água para tratamento secundário de efluentes industriais, o coletor automatizado de lodo da ASP traz a possibilidade de ser adaptado para colaborar com a aeração de fundo do reservatório.

Isso contribui para que as áreas do tanque mais afastadas das bombas de aeração recebam a oxigenação necessária para evitar a diminuição dos microrganismos responsáveis pela decomposição da carga orgânica gerada. Dessa forma, o equipamento ajuda a reduzir a quantidade de lodo depositada no fundo do reservatório, aumentando a capacidade de tratamento biológico dos efluentes.

Ficou interessado? Então entre em contato com a nossa equipe e peça mais informações sobre o nosso coletor de lodo automatizado. A ASP tem o projeto ideal para você!

Sobre a ASP Serviços Industriais

A ASP – Serviços Industriais é uma empresa com mais de 15 anos de atuação no mercado de inspeção e limpeza de dutos e tanques, sendo respeitada pela excelência dos serviços prestados. Com uma equipe altamente qualificada, utiliza as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado de robótica para satisfazer as demandas e necessidades de seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *